“Foi um trabalho árduo nos últimos meses, mas agora é realidade. Hoje vai ao ar o Censo Nacional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia e das demais profissões do Sistema Confea/Crea”, disse o secretário de Comércio e Serviços do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Luiz Ribeiro da Silva, ao lançar o Censo dos Profissionais da Engenharia.
O Censo tem por objetivo mapear todos os profissionais da área tecnológica vinculados ao Sistema Confea/Crea para saber o quantitativo de profissionais atuantes na área e, em caso negativo, os que têm interesse em voltar a atuar; e quais desejariam trabalhar fora do país ou em regiões específicas dentro do Brasil. No formulário, o profissional deve preencher dados sobre sua formação acadêmica, incluindo especializações (independentemente de serem vinculadas ao Sistema Confea/Crea), e experiências profissionais.
“Este é um momento em que o Brasil ocupa seu espaço e não foge às oportunidades do cenário econômico global e pensa no seu povo”, disse Ribeiro da Silva ao explicar a importância do Censo. “Construímos no Brasil uma agenda viva de robustez. A Engenharia tem um papel cada vez maior no desenvolvimento do país. Por isso, precisamos conhecer os profissionais do Confea/Crea. O Censo será uma radiografia do país”, completou.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, pediu apoio das entidades de classe e dos Conselhos Regionais para mobilizarem os profissionais a preencherem o formulário do Censo. “O país carece de mão de obra especializada, nós temos profissionais competentes, precisamos evitar que estrangeiros dominem nosso mercado. O Censo vai mapear as realidades de trabalho de todos os profissionais da área tecnológica do Brasil, para que o Ministério da Educação possa fazer um planejamento de capacitação”, explicou. Túlio de Melo agradeceu o trabalho das equipes do MDIC, do Confea, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Ao final do lançamento, a superintendente de Planejamento, Programas e Projetos do Confea, Neuza Trauzzola, demonstrou como preencher o formulário do Censo. “É importante ressaltar que as informações aqui colocadas não serão repassadas para os setores de fiscalização dos Creas”. Ela também explicou que caso o profissional faça alterações de cadastro no Censo, como endereço, telefone, etc, esses dados não serão automaticamente atualizados no Crea. Ela ressaltou a importância do Censo, ao afirmar: “Precisamos realmente saber quem somos, onde estamos e o que estamos fazendo”. Por último, Trauzzola destacou que colaboradores são bem-vindos para disponibilizar o link do formulário em outros sites.
Beatriz Leal
Assessoria de Comunicação do Confea
Assessoria de Comunicação do Confea
Postagem: Pedro Henrique - membro de civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário